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Alimentação Saudável da Mulher

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A grande preocupação das mulheres é com a boa forma. A maioria delas já testou diversas dietas e busca um estilo de vida que concilie alimentação saudável com prazer. Mas não é só com o ganho de peso que elas deveriam se preocupar. Uma alimentação equilibrada garante a saúde do corpo e a prevenção de diversas doenças.

Alguns nutrientes são mais relevantes para as mulheres – entre eles o ferro, o cálcio e as fibras. A mulher atinge seu pico de massa óssea por volta dos 30 anos. Para garantir ossos fortes antes e depois dessa fase, o ideal é consumir alimentos ricos em cálcio e praticar exercícios. O consumo de alimentos ricos em cálcio aumenta a disponibilidade do mineral e o impacto de exercícios, como as caminhadas, por exemplo, ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

Os principais alimentos fontes de cálcio são o leite e seus derivados. Ao menos três porções são recomendadas por dia. Isso equivale a um copo de leite, um de iogurte e duas fatias de queijo, que podem ser consumidas ao longo do dia.

Durante a menstruação, acontece uma significativa perda de ferro. Por isso, é muito importante incluir esse mineral na alimentação das mulheres. O ferro compõe as células do sangue e previne anemias, mantendo a saúde do corpo. As fontes deste mineral são as carnes, aves, peixes, frios, feijões e vegetais verdes-escuro. Uma maneira de melhorar a sua absorção é consumir um alimento rico em vitamina C na mesma refeição.

Em contrapartida, não é recomendado consumir com frequência alimentos fontes de ferro e cálcio na mesma refeição. Ao serem consumidos juntos, eles podem ter sua absorção prejudicada. Mas de vez em quando, não tem problema.

Além da alimentação, os exercícios físicos são importantes para a manutenção de um corpo saudável. Mas nada de extremos. Nem sedentarismo, nem exercícios em excesso fazem bem para a saúde. Procure ter equilíbrio em todos os aspectos da vida. Desde o consumo de chocolate, tão adorado pelas mulheres, até a prática de exercícios.

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